Mostrando postagens com marcador Entradas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Entradas. Mostrar todas as postagens


1 placa de massa folhada rectangular
Fatias de queijo mozarella q.b. 
Fatias de fiambre q.b.
Sementes de sésamo q.b.
1 ovo batido






Sobre uma superficie lisa estenda a massa folhada e sobre ela coloque uma camada de queijo e outra de fiambre. Enrole no sentido horizontal de forma a fazer uma espécie de torta.
Leve ao frigorífico cerca de 10-15 minutos para endurecer um pouco. Após este tempo retire-a do frigorifico, pincele-a com ovo batido e salpique um pouco de sementes de sésamo. Corte em fatias não muito grossa e disponha-as, com algum espaço entre sim, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C até que a massa coza.


Cogumelos Parasol (Tortulhos) q.b.
Bacon q.b.
Queijo Mozzarella ralado q.b.
Oregãos q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Azeitonas pretas em pedacinhos (opcional)






Lave muito bem os cogumelos e retire-lhes o pé. Coloque-os virados para baixo sobre um recepiente que possa ir ao forno. Tempere com sal e regue com azeite. Deixe tomar sabor por 15-30 minutos.
Após este tempo, corte o bacon em cubinhos e a azeitona em pedacinhos. Reserve.
Sobre o cogumelo temperado coloque alguns pedacinhos de bacon e azeitona. Polvilhe com queijo mozzarella ralado (como tinha apenas em fatias cortei em tiras) e polvilhe com oregãos. Leve ao forno a 180ºC durante 15-20 minutos, ou até o cogumelo estar cozinhado e o queijo gratinado.

Fatias finas de pão Alentejano (ou semelhante)
Dentes de alho q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada q.b. (opcional)






Comece por cortar as fatias de pão finas. Regue-as com um fio de azeite, distribuindo-o bem por toda a superfície do pão. Leve ao forno até torrar. Em seguida, pegue num dente de alho e raspe-o (esfregue-o) bem na superfície do pão que contem azeite e leve novamente ao forno por apenas alguns minutos. Sirva de imediato com, ou sem, salsa picada.



Para 4 pessoas:


1 alface
10 delícias do mar
16 camarões grandes (com casca)
200g de camarão descascado (cru)
1 abacate
1 limão pequeno (sumo)
250 g de milho doce cozido
1 iogurte natural magro
1 c. (chá) de mostarda
Sal e pimenta q.b.
Molho de piripiri q.b.
Cascas de cebola (opcional)




Comece por cozer o camarão com casca junto com o descascado em água fervente temperada de sal, molho de piripiri e cascas de cebola (estas últimas darão a cor alaranrajada ao camarão). Após 5 minutos o camarão estará cozido. Descasque e reserve.
Forre uma taça (precisará de 4) com as folhas de alface lavadas e secas. Reserve. Forre as 3 restantes.
Corte as delícias do mar aos pedaços pequenos e junte-as aos camarões. Reserve.
Descasque o abacate, corte-o ao meio e retire-lhe o caroço. Corte a polpa às fatias e regue-as com o sumo do limão. Misture com as delícias do mar, os camarões e o milho.
Transfira e distribua pelas 4 taças e reserve. Bata o iogurte com a mostarda e tempere com sal e pimenta. Verta o molho sobre os ingredientes e sirva.


2 postas finas de bacalhau demolhado
1 ovo grande
Salsa picada q.b.
Sal e pimenta branca q.b.
Farinha q.b.
Óleo para fritar






Comece por cortar o bacalhau em tiras com 2 cm de largura, aproximadamente. Reserve.
Bata bem o ovo, tempere-os com sal e pimenta branca. Junte a salsa picada ao ovo e envolva.
Passe as tiras de bacalhau por farinha, cobrindo-os por completo e, de seguida, mergulhe-as na mistura de ovo. Depois de de executar este processo até não lhe restar mais bacalhau, leve os rolinhos a fritar em óleo quente. Quando dourarem de um lado, vire-os e frite do outro. Retire-os do óleo e deixe-os a escorrer sobre papel absorvente. Sirva quente ou frio.

Cogumelos Parasol (Tortulhos) q.b.
Pão ralado de ervas finas q.b. (usei marca Espiga)
Ovo batido q.b.
Farinha q.b.
Sal e pimenta branca q.b.
Óleo para fritar q.b.




Lave muito bem os cogumelos e retire-lhes o pé. Coloque-os virados para baixo sobre um recipiente. Tempere com sal e pimenta. Deixe tomar sabor por 15-30 minutos.
Após este tempo, passe cada cogumelo por farinha, em seguida por ovo bem batido e, por fim, pelo pão ralado de ervas finas.
Leve a fritar, de os ambos lados, em óleo quente até dourarem. Coloque sobre papel absorvente para absorver o excesso de óleo. Sirva quente ou frio.


16 camarões inteiros

150g de camarão descascado
1 dl de azeite
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 dl de vinho branco
Sal, pimenta preta e piripiri q.b.
2 abacates
Sumo de ½ limão
6 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de maionese
Cascas de cebola (opcional- dará ao camarão um tom mais rosado)



Comece por cozer ambos os camarões em água fervente temperada com sal, molho de piripiri e cascas de cebola. Após ferverem 5 minutos, retire-os, escorra-os e descasque-os, deixando ficar a ponta da cauda (para decorar).
Leve ao lume o azeite com a cebola e os dentes de alho, ambos bem picados. Junte o miolo de camarão (tanto os completamente descascados como os outros) e deixe corar ligeiramente, virando-os algumas vezes. Regue com o vinho branco e tempere com mais um pouco de sal, pimenta e piripiri. Tape e aguarde que cozinhe, por cerca de 2-3 minutos.
Entretanto, corte os abacates ao meio, retire o caroço e regue com o sumo de limão. Corte uma fatia a cada uma das metades e reserve-as. Retire do molho o miolo de camarão que ficou com cauda e reserve-o. Ao camarão que ficou no tacho, junte o ketchup, a maionese e as fatias de abacate que reservou (cortadas em pedacinhos e sem casca), misturando-os muito bem.
Distribua esta mistura pelas metades de abacate e complemente com o camarão com cauda, colocando 4 por cada metade de abacate.


Massa:
480 g de farinha
200 g de manteiga gelada
125 ml de leite gelado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 gema de ovo batida com um pouco de leite


Recheio:
1 peito de frango desfiado, sobras de frango assado ou grelhado (cerca de 250g)
1 cebola pequena, finamente picada
2 dentes de alho, finamente picado
Chouriço de carne em pedacinhos q.b.
Azeitonas pretas em pedacinhos q.b.
Sal e pimenta q.b
1 fio de azeite/óleo


Molho Béchamel:
25 g de margarina
25 g de farinha
250 ml de leite
sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.



Massa:

Num recipiente largo, junte todos os ingredientes e amasse muito bem até obter uma massa bastante elástica (se for necessário junte um pouco mais de farinha ou leite). Faça uma bola com a massa e coloque-a no frigorífico durante 20 minutos.
Após este tempo, estique a massa sobre uma superfície enfarinhada até que fique com 0.5cm ou 1 cm de espessura. Corte a massa em círculos (pode utilizar um copo), fazendo algumas maiores e outras mais pequenas (use a parte mais larga da forma que usar para cortar) para servirem de tampas. Coloque os círculos de massa maiores em formas de empadinhas previamente untadas com margarina e polvilhadas com farinha (usei formas de queque). Recheie com duas ou três colheres do preparado da carne, pressione e feche com as tampinhas. Pincele as empadinhas com a mistura de ovo e leite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25-35 minutos, ao até dourarem e a massa estiver cozinhada.


Recheio:

Numa panela coloque o azeite, os alhos e a cebola, deixe refogar ligeiramente, junte a carne desfiada e o chouriço. Deixe fritar um pouco e tempere com sal e a pimenta, deixe cozinhar mais um pouco.
Em seguida, retire do lume, junte as azeitonas picadas, o béchamel, misture e reserve até arrefecer na totalidade.


Molho Béchamel:

Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver.
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, pare de mexer e deixe cozinhar até ficar espesso. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.


Massa:
400g de farinha
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de banha
2 ovos
1 pitada de sal
Água q.b.
1 gema batida com um pouco de leite

Recheio:
1 cebola
250g de sobras de frango (assado/grelhado/cozido)
10 cogumelos frescos, em pedaços pequenos

1 colher de chá de tomilho seco ou fresco picado
Sal e pimenta q.b.

Molho Béchamel:
25 g de margarina
25 g de farinha
250 ml de leite

1/2 cubo de caldo de galinha
sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.







Massa:

Num recipiente largo, junte todos os ingredientes e vá juntando água aos poucos até obter uma massa bastante elástica. Faça uma bola com a massa e deixe-a descansar durante 20 minutos.
Após este tempo, estique a massa sobre uma superfície enfarinhada até que fique com 0.5cm ou 1 cm de espessura. Corte a massa em círculos (pode utilizar um copo), fazendo algumas maiores e outras mais pequenas (use a parte mais larga da forma que usar para cortar) para servirem de tampas. Coloque os círculos de massa maiores em formas de empadinhas previamente untadas com margarina e polvilhadas com farinha (usei formas de queque). Recheie com duas ou três colheres do preparado da carne, pressione e feche com as tampinhas. Pincele as empadinhas com a mistura de ovo e leite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25-35 minutos, ao até dourarem e a massa estiver cozinhada.




Recheio:
Numa frigideira com azeite, refogue a cebola picada e posteriormente adicione o frango desfiado e os cogumelos em pedaços. Refogue tudo e adicione o tomilho. Tempere com sal e pimenta e adicione o molho béchamel. Envolva bem e deixe arrefecer completamente antes de usar.




Molho Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver.

Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, pare de mexer e deixe cozinhar até ficar espesso. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco. Junte-lhe 1/2 cubo de caldo de frango e misture para para se dissolver.


Achei genial a ideia de aproveitar pão duro para confeccionar queques salgados. Já fiz esta receita duas vezes e teve sempre muito sucesso junto dos meus amigos. Os queques ficam bem fofos e saborosos. E é impossível adivinhar que foram feitos com sobras de pão. Dei-lhes uma assinatura açoriana ao prepara-los com dois produtos regionais de excelente qualidade mas, claro, ficarão também óptimos com outros tipos de enchidos e queijos.

Ingredientes para +/- 12 unidades

200 g de pão de véspera cortado em pedaços

65 g de linguiça regional (chouriço açoriano)*
30 g de amido de milho (Maizena)
1 colher (chá) de fermento em pó (tipo pó Royal)
pimenta preta moída no momento
250 ml de leite
100 g de manteiga com sal + um pouco para as formas
4 ovos (gemas e claras separadas)
50 g de queijo São Jorge ralado em fios**
* ou chouriço de carne, linguiça alentejana, chourição...
** ou queijo da Ilha, parmesão, emmental...

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descartar a pele da linguiça e cortar a carne em pedaços.

Colocar os pedaços de linguiça e de pão no copo de uma picadora. Triturar até o pão ficar bem esfarelado. Se isso for necessário, proceder em 2-3 vezes.

Transferir o preparado para uma tigela grande. Juntar o amido de milho e o fermento. Temperar com pimenta. Misturar muito bem e reservar.

Aquecer o leite juntamente com a manteiga até esta derreter, em lume brando. Verter o leite sobre o preparado anterior e misturar. Deixar embeber durante 5-10 minutos.

Entretanto, untar 12 forminhas para empadas com manteiga. Reservar.

Adicionar as gemas de ovo ao preparado, mexendo energicamente com uma colher de pau.

Bater as claras em castelo firme. Incorporar delicadamente as claras em castelo ao preparado, levantando de baixo para cima com uma espátula ou uma colher de pau, sem bater.

Dividir o preparado pelas formas e polvilhar com fios de queijo ralado. Levar ao forno por 20-25 minutos - a 180ºC, ou até os queques se apresentarem dourados e crescidos.

Retirar os queques do forno e deixar arrefecer a temperatura ambiente. Desenformar delicadamente, passando uma lâmina fina entre as formas e os queques.

Servir os queques ligeiramente mornos ou a temperatura ambiente. Acompanhar eventualmente com uma salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da revista Saberes & Sabores nº194 (Portugal)


Tem de experimentar a laranja neste registo!!! É qualquer coisa de espectacular que surpreende os palatos mais convencionais!!! O agridoce no seu melhor...

INGREDIENTES
-Laranjas,cebola roxa ou chalota picada finamente,salsa picada grosseiramente,sumo de 1 laranja,flôr de sal,pimenta preta acabada de moer,azeite extra virgem,queijo de ovelha(manchego)ou queijo feta(grego)

1-Corte as laranjas às fatias coloque num prato e reserve.

2- Pique 1 cebola roxa ou chalota finamente,salsa picada grosseiramente,sumo de 1 laranja,flôr de sal,pimenta preta,misturar estes ingredientes e reservar.

3- Aqueça uma frigideira cerca de 3mnt,retire do lume e coloque na frigideira o preparado da salsa,deixe 30 segundos para abrir os aromas e regue as laranjas com o preparado e polvilhe com farpas de queijo de ovelha ou queijo feta.


Serve 4

Manteiga q.b. p/ untar
2 folhas de massa filo
Alfaces variadas, cortadas em juliana
6 tomatinhos cereja, cortados em pedaços
12 camarões grandes

Para a maionese:
1 ovo
1 c. sopa de vinagre de vinho branco
1 c. sopa de rama de funcho
Sal e pimenta preta moída na hora
200 g de oléo de girassol
_________________________________________

thermomix_bimby

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte 4 ramequins com manteiga.
Sobreponha duas folhas de massa filo, corte-as em 4 partes iguais e forre os ramequins.
Leve ao forno a 180ºC cerca de minutos, até dourar.

Coloque no copo 500 g de água, tempere com sal, coloque o cesto com o camarão e programe 12 mi/100ºC/vel 2. Retire as cascas e a tripa ao camarão e reserve 4 com a cauda para decorar.
Corte os restantes em pedaços pequenos e reserve.

Para a maionese, coloque no copo o ovo, o vinagre, o funcho e os temperos e programe 10 seg/vel 5. De seguida, coloque a Bimby a funcionar na vel 5 e, sem retirar o copo medida, vá deitando o óleo em fio na tampa, para que corra devagar para o copo e pare quando ganhar consistência. Reserve no frigorifico, ate ao momento de servir.

Desenforme as cestas de massa filo ou faça a montagem dentro dos ramequins.
Numa taça, misture as alfaces e o tomate e tempere. Depois distribua uma porção por cada ramequim, coloque por cima o camarão envolvido em maionese e sirva decorado com o camarão inteiro reservado.

tradicional

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte 4 ramequins com manteiga.
Sobreponha duas folhas de massa filo, corte-as em 4 partes iguais e forre os ramequins.
Leve ao forno a 180ºC cerca de minutos, até dourar.

Coza o camarão a vapor. Retire as cascas e a tripa ao camarão e reserve 4 com a cauda para decorar.
Corte os restantes em pedaços pequenos e reserve.

Para a maionese, bata o ovo com o vinagre, o funcho e os temperos usando a varinha mágica. Depois deite o azeite em fio muito fino, batendo sempre, até encorpar e ganhar consistência. Reserve no frigorifico, até ao momento de servir.

Desenforme as cestas de massa filo ou faça a montagem dentro dos ramequins.
Numa taça, misture as alfaces e o tomate e tempere. Depois distribua uma porção por cada ramequim, coloque por cima o camarão envolvido em maionese e sirva decorado com o camarão inteiro reservado.


15 a 20 cogumelos tipo champignon ou Portobello pequenos
25 g azeite
1 c. chá de sementes de mostarda
1 dente de alho
1 cebola roxa
1 talo de aipo
1 chávena de nabiças, s/talos (cerca de 40 g)
50 g leite
1 c. sopa de sumo de limão
Sal e pimenta preta moída na hora

_________________________________________

thermomix_bimby

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

Limpe os cogumelos com um pano húmido. Não devem ser lavados com água, pois como são muito porosos vão absorvê-la e perder sabor.
Corte e reserve o pé dos cogumelos e depois disponha-os sobre o tabuleiro preparado, com a cavidade para cima.

Deite no copo o azeite e as sementes de mostarda e programe 2 min/Varoma/vel 1.
Junte o alho, a cebola roxa, o aipo e os pés dos cogumelos. Pique 5 seg/vel 5. Depois refogue 2 min/Varoma/vel 1.
Junte as nabiças e o leite e programe 6 min/100ºC/vel 1.
Adicione o sumo de limão, sal e pimenta e triture 5 seg/vel 7. Baixe os resíduos da parede do copo com a espátula e repita mais 5 seg/vel 7.

Recheie os cogumelos com esta mistura e leve ao forno a 200ºC cerca de 10-15 minutos.

tradicional

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

Limpe os cogumelos com um pano húmido. Não devem ser lavados com água, pois como são muito porosos vão absorvê-la e perder sabor.
Corte e reserve o pé dos cogumelos e depois disponha-os sobre o tabuleiro preparado, com a cavidade para cima.

Aqueça o azeite e junte as sementes de mostarda.
Pique o alho, a cebola roxa, o aipo e os pés dos cogumelos e refogue-os em lume médio no azeite.
Junte as nabiças e o leite e cozinhe até as nabiças ficarem tenras, cerca de 10 minutos.
Adicione o sumo de limão, e tempere com sal e pimenta.
Triture tudo até obter uma mistura homogénea e recheie os cogumelos.

Leve ao forno a 200ºC cerca de 10-15 minutos.


6 pimentos encarnados, cortados ao meio, sem sementes (1200g) 
2 beringelas cortadas ao meio 
4 dentes de alho 
60g de azeite
1 a 2 colheres sopa de sumo de limão
1 ½ colher chá de sal

_________________________________________

thermomix_bimby

Pré-aqueça o forno a 230ºC.

Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e disponha os pimentos e a beringela com a pele voltada para cima. Leve ao forno entre 15 a 20 minutos, até que a pele se apresente ligeiramente queimada.
Retire os legumes do forno e feche-os num saco plástico durante 10 minutos. Pele os pimentos e com uma colher de sopa, escave a polpa da beringela.

Deite os alhos e o azeite no copo e pique 2 seg, vel 8 + 2 min, temp 100º, vel 1.

Junte a polpa da beringela, os pimentos e o sal e programe 8 seg, vel 5 + 5 min, temp 90º, vel 3.
Adicione o sumo de limão e acerte os temperos.

Deite a mistura em frascos e conserve no frigorífico.

tradicional

Pré-aqueça o forno a 230ºC.

Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e disponha os pimentos e a beringela com a pele voltada para cima. Leve ao forno entre 15 a 20 minutos, até que a pele se apresente ligeiramente queimada.
Retire os legumes do forno e feche-os num saco plástico durante 10 minutos. Pele os pimentos e com uma colher de sopa, escave a polpa da beringela.
Com um garfo ou na picadora, desfaça os pimentos com a polpa da beringela.

Pique os alhos e aloure-os levemente no azeite, sem queimar.
Junte à polpa da beringela e pimentos e mexa bem até que fique tudo incorporado e homogéneo.
Adicione o sumo de limão e tempere com o sal.

Deite a mistura em frascos e conserve no frigorífico.

_________________________________________

Notas:
- Se quiser simplificar, pode usar pimentos de conserva e cozinhar a beringela no microondas.


Ingredientes:
100 g de cebola
10 g de manjericão (ou outra erva, a gosto)
360 g de requeijão
1 colher de chá de flor de sal
Amêndoa laminada torrada q.b. para polvilhar

Preparação (na Bimby):
Coloque no copo a cebola e o manjericão e pique 5 segundos/ velocidade 5. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo.
Adicione o requeijão e a flor de sal e envolva 15 segundos/ velocidade 3.
Coloque a amêndoa torrada sobre película aderente , coloque a mistura de requeijão e, com a ajuda da película aderente, molde uma torta. Leve ao frigorífico.
No momento de servir, corte a torta a meio e molde as extremidades. Sirva com tostas.

Preparação (tradicional):
Pique a cebola e o manjericão. Junte o requeijão e a flor de sal e amasse.
Coloque a amêndoa torrada sobre película aderente , coloque a mistura de requeijão e, com a ajuda da película aderente, molde uma torta. Leve ao frigorífico.
No momento de servir, corte a torta a meio e molde as extremidades. Sirva com tostas.


“Receita: panar uma fatia de queijo e fritá-la em oléo bem quente. Servi-lo envolvido em salada de fruta ou legumes, a gosto, e adicionar chutney agridoce, confiture ou fruta da época.

Igredientes:
queijo Serra da Estrela, pão ralado, ovos temperados com ervas aromáticas e um pouco de pimenta preta moída.”
Chef Humberto Cerejeira


Começar por cortar o tomate em metades e "ralar" com um ralador manual, de modo a obter o tomate praticamente desfeito.
Temperar com sal e pimenta, e juntar um pouco de azeite.
Cortar o pão em fatias pequenas e torrar.
Com o pão ainda morno espalhar o tomate por cima...e comer de seguida!


Ingredientes:
Paio do Lombo Fatiado
Cogumelos frescos
Rebentos de Soja
Gemas de ovos
Oregãos

Preparação:
Forrar as forminhas com as fatias paio (eu usei as forminhas dos muffins).

Saltear em azeite, os cogumelos com os rebentos de soja ate estarem cozinhados. Deitar dentro das forminhas e polvilhar com oregãos. Deitar uma gema em cada forminha.

Levar ao forno até a gema estar cozinhada (+/- 10 minutos a 180º).



Ingredientes
1 lata de sardinha em azeite
1 cebola
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de mostarda
flor de sal
pimenta preta moída


Thermomix
Escorra o azeite da lata.
Pique a cebola 3 segundos na velocidade 5, baixe os resíduos da parede do copo e repita.
Junte os ingredientes restantes e programe 5 segundos, velocidade 4. Guarde no frigorífico até servir.


Tradicional
Escorra o azeite da lata e desfaça a sardinhas com um garfo, depois misture a cebola picada e os restantes ingredientes esmagando até obter uma pasta. Guarde no frigorífico até servir.
Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações