Ingredientes (prato para 5 Pessoas)
10 Dentes de alho picados
4 Barbos (peixe do rio também conhecido por Peixe Macho)
3 Cebolas
2 Folhas de louro
1 dl de azeite (a tapar o fundo do tacho)
1 Pimentão verde
1 Ramo de poejos e hortelã da ribeira secos
1 Ramo de poejos verdes
1 Lata de tomate (ou tomate maduro)
Toucinho cortado em fatias q.b.
½ Linguiça cortada às rodelas
Sal q.b.
Água q.b.
Cilarcas (no seu tempo)

Modo de Fazer
“Primeiro frito a carne no azeite com uma cebola cortada às rodelas e alguns alhos, para deixar a açorda mais forte. Depois de frita, tiro a carne para um pratinho para se começar a comer. Esta açorda começa-se a comer antes de estar pronta!

Aproveito o molho onde fritei a carne e deito as outras cebolas, o resto dos alhos, o pimentão verde cortado aos bocadinhos e o louro. Deixo refogar. Quando a cebola “começa a chorar” (começa a alourar), junto o tomate e deito um copo de água. Já tenho o peixe arranjado (limpo e com pequenos cortes ao longo de todo o dorso) e temperado com sal. Junto o peixe e a água ao refogado e deixo cozer. Quando estiver tudo cozido, apaga-se o lume e deixa-se apurar durante os minutos.”
Modo de Servir
Num prato deita-se a carne já frita que se vai comendo ao longo da restante preparação da açorda. Esta carne acompanha-se com pão, azeitonas e queijo fresco e/ou queijo curado.

Migam-se as sopas para uma tigela e deita-se o caldo por cima. Numa travessa fica o peixe que será comido a acompanhar as sopas. Pode servir-se como acompanhamento azeitonas.

VarianttesA Açorda de Peixe do Rio pode ainda levar cilarcas cortadas em pequenos bocadinhos ou laminadas, que se deitam no refugo.

Receita: Francisco Rasgado, 64 anos » Amieira » 2007.Janeiro.31

Fonte: C.M. Portel
Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações