Esta deliciosa receita pertence ao receituário do Convento do Paraíso, em Évora. Existem cerca de três variantes da receita, que diferem sobretudo na cobertura e temperatura aplicada durante a cozedura dos ingredientes, que se mantém inalterados em todas elas. Encontramos os ingredientes típicos da doçaria conventual, havendo uma ligação fenomenal de sabores entre as gemas, as amêndoas e o pão ralado.
Apesar de ser necessário um grande controlo dos tempos e temperaturas, o resultado supera largamente a dedicação na confeção, sendo este bolo capaz de surpreender mesmo os gostos mais refinados.
Ingredientes:
Para o bolo
- 10 gemas
- 1 colher de canela
- 200 g de pão ralado
- 250 g de miolo de amêndoa ralada
- 500 g de açúcar
- 5 ovos inteiros
Para o recheio e cobertura
- 1 chávena de ovos-moles
Confeção:
Leve o açúcar ao lume até fazer ponto de cabelo (pondo uma gota de calda entre o polegar e indicador, ao afastarem-se os dedos, forma-se um fio resistente).
Retire do lume, junte as amêndoas raladas, as gemas e os ovos.
Leve novamente ao lume, batendo energicamente até fazer castelo pequeno e sem deixar cozer demasiado a gemada.
Retire do lume e junte o pão ralado.
Trabalhe muito bem o preparado, acrescente a canela e deite-a numa forma bem untada e polvilhada, sem a encher completamente.
Leve a cozer em forno brando e verifique a cozedura com um palito (quando este sair seco, o bolo estará cozido). Deixe arrefecer e desenforme.
Abra o bolo ao meio e recheie-o com metade dos ovos-moles.
No momento de servir, cubra o bolo com a outra metade dos ovos-moles.