As fatias de Tomar são uma deliciosa sobremesa da doçaria tradicional portuguesa, originárias de Tomar, cidade que lhes dá o nome. Embora não haja certezas em relação à origem deste doce, crê-se que as fatias serão provenientes do convento de Santa Iria de Tomar e conta a lenda que que esta era a sobremesa favorita dos frades do Convento de Cristo. Inicialmente eram designadas Fatias da China, designação que não é do agrado dos tomarenses, mas como ainda hoje também são conhecidas. O facto de serem uma especialidade de Tomar, levou a que ficassem conhecidas com o nome da cidade.
Para fazer estas fatias, são necessários muitas gemas, açúcar e água. A panela que serve para as cozer só se vende na cidade de Tomar, mas também podem ser feitas numa forma que vede bem.
Ingredientes:
Para as fatias
- 24 gemas
Para a calda
- 1 kg de açúcar
- 1 litro de água
Para a decoração (opcional)
- fios de ovos q.b.
- cerejas em calda
Confeção:
Separe as gemas das claras e bata imediatamente as gemas (durante 1 hora, à mão, ou 20 minutos na batedeira elétrica).
Deite a massa numa forma oval com tampa, muito bem untada. Introduza a forma em banho-maria, já a ferver, e deixe cozer durante 1 hora sem nunca parar a fervura da água. Verifique a cozedura com um palito e, quando a massa de gemas estiver cozida, retire e deixe arrefecer.
Enquanto a massa arrefece, e antes de ser cortada, prepare a calda. Leve o açúcar e a água ao lume e deixe ferver cerca de 5 minutos até a calda atingir um ponto fraco.
Desenforme o bolo de gemas, deixe arrefecer e corte-o em fatias grossas, ao alto.
Mergulhe as fatias, uma a uma, na calda de açúcar, que deve borbulhar ligeiramente. Deixe-as inchar até absorverem um pouco de calda.
Retire cuidadosamente as fatias com a escumadeira e coloque-as numa travessa de servir, regando-as com a restante calda. Poderá enfeitar o doce com fios de ovos e cerejas, se assim o desejar.