Muitas vezes ignoradas em Portugal continental - onde abundam pelas costas, no entanto - as lapas são um dos petiscos mais apreciados nos Açores - e também na Madeira. Na ilha Terceira, existem muitas receitas para preparar-las e até há quem só goste delas cruas e vivas, ao natural. Mas a forma mais popular de as cozinhar consiste em grelhar-las segundo esta receita, comum a todo o arquipélago. Costumo usar o grelhador do forno para tal, mas quem preferir, pode recorrer à churrasqueira ou até ao bico do fogão, utilizando uma chapa com ranhuras para o efeito. Deliciosas, as lapas têm um sabor a mar ímpar, que combina muito bem com os temperos tipicamente açorianos: massa de malagueta, manteiga com sal e alho. Aconselho as lapas médias para esta receita, as maiores sendo mais borrachudas e as pequenas prestando-se melhor a outros tipos de preparações, como o arroz ou o pão de lapas, por exemplo. Prepare-se para uma grande descoberta gastronómica, tão simples quanto boa...!
Ingredientes : lapas frescas - vivas, manteiga com sal cortada em pedacinhos, alho picado finamente, massa de malagueta (na falta desta, massa de pimentão misturada com um pouco de piripiri).
Limpar muito bem as lapas, removendo a eventual areia. Colocar-las num grelhador com ranhuras que possa ir ao forno - ou colocar-las numa assadeira com uma camada de areia no fundo para que se segurem sem verter o molho. Pré-aquecer o grelhador do forno no máximo.
Sobre cada lapa, dispor uma colher (café) de massa de malagueta e polvilhar com um pouquinho de alho picado*. Terminar com um pedacinho de manteiga.
Levar a grelhar debaixo do grelhador do forno até as lapas despegarem das conchas - por aproximadamente 5 minutos. Retirar do forno e servir de imediato, acompanhando com pão fresco.